Padre Anderson Luís Pereira de Carvalho

Na Missa Solene celebrada no dia 11 de dezembro de 2019 (quarta feira), às 19h30, na Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Bebedouro, por ocasião da posse do novo Pároco, Padre Anderson Luís Pereira de Carvalho, o Bispo diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva, que presidiu a celebração e confiou as chaves da igreja, do sacrário e os santos óleos para serem utilizados nos sacramentos, pediu aos fiéis que sejam corresponsáveis no projeto de evangelização do sacerdote. “O pároco é o primeiro seguidor de Jesus Cristo, mesmo cansado não lamenta o jugo que Deus coloca em sua vida. Ele muitas vezes sai fisicamente cansado mas feliz. O jugo que não vem de Deus é desgastante para o padre” ressaltou o bispo.

Fazendo alusão ao Evangelho do dia, Dom Eduardo destacou que o padre é chamado a ter um coração manso e humilde e se torna o próprio Jesus na paróquia convidando a todos a vir caminhar juntos para o Reino de Deus. “O padre precisa ser apoiado pelos fiéis nas dificuldades. Muitas coisas vocês não ficam sabendo porque o padre sofre calado; por isso o rebanho precisa apoiá-lo colocando-se a disposição, não para resolver caprichos, mais para ajudar na evangelização”, argumentou Dom Eduardo.
Finalizando a homilia, Dom Eduardo agradeceu o Padre Anderson pelo seu sim ao aceitar sua nomeação como pároco e desejou felicidades nesta nova fase do seu ministério.

Após receber as chaves da paróquia, Padre Anderson reza a profissão de fé, faz o juramento de fidelidade e a Renovação das Promessas Sacerdotais.

No seu pronunciamento, padre Anderson recordou quando nas primeiras celebrações que devido ao estranhamento não reconhecia a comunidade como dele e a comunidade também não o reconhecia como o padre dela. Hoje, após nove meses de caminhada olha para a assembleia e a vê e a reconhece como sua comunidade.
Padre Anderson prossegue dizendo acreditar que Deus lhe confiou a missão de vir para a Matriz de Aparecida e acredita que a Virgem Maria o acompanhou.

No final da celebração a coordenadora do CPP, Patrícia Azevedo deu as boas vindas ao padre Anderson em nome da comunidade, e integrantes da paróquia entregaram lembrança ao Padre Anderson, ao Dom Eduardo e aos padres e diáconos presentes.

Após a Missa todos foram convidados para confraternização no salão paroquial patrocinada pela comunidade como demonstração de carinho e boas vindas como pároco.

CONHEÇA UM POUCO MAIS DO NOSSO PADRE

Dados familiares

Anderson Luís Pereira de Carvalho nasceu em São Joaquim da Barra (SP) no dia 09 de fevereiro de 1978, filho de Arlindo Pereira de Carvalho e Maria de Lourdes da Silveira Carvalho. É o sexto de sete irmãos: Aparecida Carvalho de Freitas, Ronaldo Pereira de Carvalho, Alda Valéria Carvalho de Oliveira, Fernando Luís Pereira de Carvalho, Débora de Carvalho Sostena e Fernanda Carvalho do Nascimento. Cresceu em São Joaquim da Barra (SP)

Iniciação cristã

Foi batizado na Igreja Matriz de Santo Antônio de Tambaú (SP) no dia 14 de maio de 1978, sendo seus padrinhos: Ronaldo Pereira de Carvalho e Alda Valéria de Carvalho. Fez a 1a Eucaristia no dia 16 de outubro de 1988 e foi crismado por Dom Diógenes da Silva Matthes no dia 02 de junho de 1993, sempre na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida de São Joaquim da Barra (SP)

Escolaridade

Cursou o ensino fundamental na E.E.P.G. «Prof. Creso Antônio Filetti» o ensino médio no Centro Estadual de Educação Paula Souza «E.T.E Pedro Badran», ambos em São Joaquim da Barra (SP). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia «Dom Felício» do CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski (SP) entre os anos 1997 a 1999, apresentando um TCC com o tema: «A Arte e o Capitalismo».  Cursou o primeiro ano de Teologia no Instituto de Teologia “Dom Miele” do CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski (SP) no ano 2000, prosseguindo-a no FITENSC – Instituto de Filosofia e Teologia Nossa Senhora do Carmo de Jaboticabal (SP) entre os anos 2001 a 2003, apresentando um TCC com o tema: «Consortes Naturae Divinae».

Experiência de trabalho no passado

Durante os anos 1992 a 1995 trabalhou como Office Boy, no Laboratório Fiori em São Joaquim da Barra (SP).

Formação Presbiteral

Em 1996 realizou o Curso Propedêutico, no Seminário «Nossa Senhora do Patrocínio» de Franca (SP). Em 1997 ingressou no Seminário Diocesano «Nossa Senhora do Patrocínio» em Sales Oliveira (SP). Em 2001 passou para a Diocese de Jaboticabal, ingressando no Seminário Diocesano «Nossa Senhora do Carmo» de Jaboticabal (SP). Foi instituído no Ministério de Leitor na Sé Catedral de Nossa Senhora do Carmo de Jaboticabal (SP) no dia 24 de maio de 2002 por Dom Antônio Fernando Brochini, CSS. Foi instituído no Ministério de Acólito na Capela do Seminário Diocesano «Nossa Senhora do Carmo» de Jaboticabal (SP) no dia 18 de outubro de 2002, por Dom Antônio Fernando Brochini, CSS. Foi admitido às ordens sacras no Oratório do Centro de Pastoral «Nossa Senhora de Fátima» de Jaboticabal (SP) no dia 03 de julho de 2003, por Dom Antônio Fernando Brochini, CSS. Recebeu a Ordenação Diaconal no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Monte Alto (SP) no dia 15 de agosto de 2003, por imposição das mãos e oração consacratória de Dom Antônio Fernando Brochini, CSS, e a Ordenação Presbiteral no Ginásio de Esportes «José Pizarro» de Monte Alto (SP) no dia 19 de março de 2004, por imposição das mãos e oração consacratória de Dom Antônio Fernando Brochini, CSS

Experiências Ministeriais / Pastorais passadas

Vigário Paroquial:

Par. Senhor Bom Jesus de Monte Alto (SP), de 2004 a 2007

Pároco:

Par. Santa Luzia de Fernando Prestes (SP), de 2008 a 2010

Par. Santo Antônio de Sant’Anna Galvão de Bebedouro (SP), de 2011 a 2014

Assessor de pastoral, Movimento ou grupo:

Assessor Diocesano para a Pastoral da Comunicação, de 2006 a 2011

Assessor Diocesano para a Renovação Carismática Católica, de 2011 a 2014

Assessor Diocesano para a Pastoral da Pessoa Idosa, em 2015

Responsabilidades em nível diocesano:

Diretor da Rádio Vida Nova, de 2008 a 2018

Experiências Ministeriais / Pastorais atuais

Pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Monte Alto (SP) Monte Alto de 2014 a março de 2019